É época de novidades para quatro escolas do município de Caucaia. O Ventos do Saber entrega quatro bibliotecas novinhas e equipadas nos dias 12 e 13 de agosto.

Nesse ano, as instituições contempladas com o projeto foram:
– Escola Luzia Correia Sales;
– Escola Antônio Dias Macedo;
– Escola Domingos Abreu Brasileiro;
– Escola Plácido Monteiro Gondim.

Rosa Maria dos Santos, diretora da escola Domingos Abreu Brasileiro, conta que todos os novos equipamentos serão muito importantes para melhorar o desempenho dos alunos. “Sempre prezamos a leitura e a escrita e, sempre incentivamos, dizendo que podemos vencer na vida através do estudo.A biblioteca veio para crescer esse incentivo e será de grande valor, fortalecendo a aprendizagem dos discentes. Através do projeto pedagógico da escola iremos inserir mini-projetos voltados para leitura, interpretação e escrita”.

Para Leoclice Duarte, diretora da Escola Plácido Monteiro Gondim, a nova biblioteca vem para apoiar, incentivar e fortalecer o projeto pedagógico. “Vamos valorizar a leitura literária no nosso cotidiano, proporcionando condições para o educador o fazer o uso coletivo de livro com os alunos”.

Por conta da Pandemia provocada pelo Coronavírus, as bibliotecas ainda devem aguardar um pouco para ter a presença dos alunos, mas para Antônia Gláucia Moura Lima, diretora da Escola Antônio Dias Macedo, o projeto já é maravilhoso por si só. “Nossas crianças ficarão muito felizes quando voltarem para a escola e presenciarem a biblioteca que espera por eles”, completa.

Em 2019, aconteceu a primeira edição do Ventos do Saber. Quatro escolas também contempladas e receberam novos ares de conhecimento. Quase um ano depois, as ações do projeto ainda colhem frutos através dos alunos, professores e comunidade. Em 2020 foram doados mais de 150 brinquedos educativos, mais de 570 livros e cerca de 20 equipamentos eletrônicos e mobiliário como computadores, TV’s e ar condicionado, além de equipamentos de proteção individual, como máscaras e álcool em gel para professores a alunos.