Entre os dias 24 e 28 de agosto, o Ventos do Saber promove o Seminário Virtual para Educadores, uma série de webinars gratuitos sobre livros, literatura e leitura nas escolas. O evento, que seria promovido presencialmente para profissionais da educação do município de Caucaia, teve que ser reformulado por conta da pandemia causada pelo Coronavírus. Agora, além de ser virtual, será aberto para pessoas de todo o Brasil.

O intuito do Seminário é abordar diferentes perspectivas que envolvam a biblioteca escolar, como o estímulo às práticas de leitura e ainda a formação de leitores com um olhar mais crítico não só para os livros, mas para o mundo. Para debater esse temas, o Seminário Virtual para Educadores conta com nomes de relevância nacional como Eliana Yunes, professora com pós-doutorado em Leitura e em Formação de Leitores e co-fundadora da Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio.

A psicóloga, mestra em educação e formadora de educadores Ana Carolina Carvalho, também é uma das convidadas. Ela, que irá falar sobre o papel do professor na formação literária, conta que trará exemplos retirados da prática e que tragam a importância da conversa como um espaço de troca de impressões entre os leitores e da ampliação de sentidos na leitura. “Esse é um tema que tem estado em voga nas rodas e eventos de formação e a gente sempre pode aprofundar. É um tema central na formação de todos, é um tema central para toda a escola e deve ser um compromisso de todas as áreas, não só da língua portuguesa. Ter um evento que fala de formação de professores é sempre bem-vindo, e por ser um evento online, creio que democratiza o acesso, a gente consegue atingir mais pessoas”, diz.

O Seminário Virtual para Educadores dará certificado de ouvinte aos participantes. Para isso, é preciso se inscrever em nossa página e, no dia do evento, assinar a lista de presença que será feita de forma online.

Cada encontro irá durar cerca de uma hora e contará com intérpretes de Libras durante toda a programação. Os webinars serão transmitidos no canal do Youtube da Invento Produções Culturais (www.youtube.com/InventoProducoesCulturais)

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na aba Seminário. As vagas são limitadas.

Confira abaixo o tema de cada dia:

24/08 (segunda-feira) 14h – A leitura literária na biblioteca escolar: mediação e

dinamização do acervo com Laiana Sousa – bibliotecária, consultora do Ventos do

Saber e doutoranda em Ciência da Informação

25/08 (terça-feira) 14h – O papel do professor na formação literária com Ana Carolina

Carvalho – psicóloga, mestra em educação e formadora de educadores

26/08 (quarta-feira) 14h – Práticas de leitura no contexto remoto com Carla Tocchet –

educadora, mestranda em Escrita e Alfabetização e autora de livros didáticos

27/08 (quinta-feira) 14h – A Leitura como Experiência Estética com Edi Fonseca –

pedagoga, contadora de histórias e formadora de professores de educação infantil

28/08 (sexta-feira) 14h – O Direito à Leitura com Eliana Yunes – Professora com pós-

doutorado em Leitura e em Formação de Leitores e co-fundadora da Cátedra Unesco

de Leitura PUC-Rio