No dia 12 de Outubro é comemorado o Dia das Crianças. Um dia para celebrar essa fase tão querida, que deve ser aproveitada com muita alegria. Mas você sabia que nessa data também é comemorado o Dia Nacional da Leitura?

É na infância que construímos muito dos hábitos que levamos para a vida adulta, e um deles é a leitura. Quanto mais cedo uma criança é incentivada à prática da leitura, mais benefícios ela vai ter como: aumento do vocabulário, formação do senso crítico e, claro, estímulo à criatividade.

Por isso, o hábito deve ser cultivado logo cedo. Mas, para isso, a crianças deve desenvolver uma relação positiva com os livros.

Portanto, torne o momento da leitura prazeroso. É comum que pais e até professores façam da leitura uma espécie de castigo. Quem nunca ouviu, quando criança, depois de fazer alguma bobeira na sala de aula, que deveria ir para biblioteca como forma de punição?

Isso desenvolve uma certa repulsa ao momento da leitura. Portanto, em casa, os pais devem estimular a leitura, principalmente vinculando esse momento a um lazer em família. Que tal combinar um passeio no parque e levar alguns livros? Para que os pequenos associem o hábito de forma mais rápida, ele deve lembrar momentos bons e felizes.

Na escola, a leitura não deve ser vista como uma atividade punitiva ou sem graça. Que tal desenvolver clubes de leitura, discutir temas atuais a partir dos livros, separar alguns minutos no final da aula para uma leitura livre de obrigações…?

É importante também, para pais e professores, escolher leituras que se adequem à cada idade. Cada fase tem suas limitações e elas devem ser respeitadas. Assim como os interesses. Tente sempre escolher e indicar livros que despertem a curiosidade nos pequenos. Além disso, varie os gêneros: assim a criança pode escolher por si o que mais lhe interessa.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *