O ano letivo já começou em diversas escolas, mas em outras ainda irá começar. Algumas já retornam de forma presencial, outras ainda aguardam a liberação de algumas turmas. Independente do modelo de ensino, esse início é fundamental pois cria a base para o resto do ano.

Escolhemos três atividades que podem ser feitas na primeira semana de aula, de forma presencial ou não, para interagir com a turma e empolgar todo mundo de maneira divertida.

Cápsula do tempo
O ano de 2020 foi cheio de acontecimentos que mudaram o rumo de muitas histórias e fez com que todos criássemos muitas esperanças para 2021. Que tal exercitar com os alunos a criatividade e deixar que eles anotem seus desejos, o que eles querem ter aprendido ao final do ano, seus sonhos e esperanças?

Anote tudo e guarde em um recipiente em lugar seguro, onde ninguém, além de você, poderá ter acesso. Você também pode fazer uma foto da turma, caso já esteja de modo presencial, ou um print da tela, caso ainda esteja de modo online. Ao final do ano vocês vão ver como todos mudaram e o que se realizou ou não.

Caixa de enigmas
Se você já quer começar o ano com tudo, que tal preparar uma revisão divertida? Esse é o intuito da caixa de enigmas. Separe conteúdos que você acha importante e construa perguntas que despertem a memória dos alunos. Você também pode introduzir novos assuntos nos enigmas, deixando a curiosidade no ar.

Livro de memórias
Essa é uma atividade para fazer em conjunto ao longo do ano. Proponha a escrita de um livro, onde cada página será escrita ao final de uma aula. Os alunos podem escolher o tema, inventar situações e diálogos que expressem acontecimentos reais ou não. Ao final do ano vocês terão uma grande obra.

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *