Revisar o próprio texto antes de publicar, ou até mesmo antes de entregar ao professor, é uma atividade difícil pois requer bastante atenção. Isso porque quando revisamos o nosso próprio texto, parece que os erros se escondem e deixamos passar algumas falhas.

A revisão é um passo importante que devemos trabalhar com os alunos em sala, assim podemos aprimorar a escrita e até a leitura. Hoje separamos algumas dicas para tornar esse processo mais fácil.

1.Após escrever, espere algum tempo até ler o que foi escrito. Sua mente precisa descansar e seu texto também. O ideal seria uma noite tranquila de sono até você reler o que foi escrito, mas em caso de avaliações, como uma prova que exige uma redação, você pode resolver algumas questões de uma disciplina mais afim e voltar para ler o seu texto.

2.Leia em voz alta. Dessa maneira você perceberá melhor os erros de digitação, vícios de linguagem, sentenças longas ou erros de pontuação entre outros aspectos que possam atrapalhar a leitura fluida. Lembrando que na hora de uma avaliação, esse passo pode ficar comprometido, então você pode optar por fazer primeiro uma leitura dinâmica. Observe a divisão do seu texto e se os parágrafos se conectam, e em seguida se atente aos detalhes.

3.Leia o texto como se fosse o seu leitor final. Vai parecer difícil desapegar do que foi escrito por você, mas pense que o objetivo e explanar suas ideias de modo que o leitor final entenda. Veja se há termos que deveriam ser melhor explicados ou informações divergentes.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *