O dia 5 de Novembro é lembrado como o Dia Nacional da Língua Portuguesa. A data foi instituída por meio da Lei nº 11.310, de 12 de junho de 2006 e foi escolhida como uma forma de homenagem ao escritor brasileiro Ruy Barbosa, que nasceu em 5 de novembro de 1849.

Ainda existem outras duas datas que comemoram a língua portuguesa, que são o Dia Internacional da Língua Portuguesa, em 5 de maio, que é celebrado pelos países de língua portuguesa, e o Dia da Língua Portuguesa, em 10 de junho, que faz uma homenagem a Luís de Camões.

Bem, a língua portuguesa é tão bonita e rica que merece mesmo não ter só um dia para ser comemorada. E em qualquer que seja a data, não podemos deixar passar em branco, não é? Por isso selecionamos algumas atividades para celebrar a nossa língua.

Construção e apresentação de poemas

Que tal propor aos alunos uma oficina de poemas? O gênero é um dos mais expressivos e que permitem o desenvolvimento da criatividade dos alunos, sem deixar de trabalhar a língua.

Você pode explorar sonetos, como os de Vinícius de Moraes, a poesia concreta, como os de Augusto de Campos e Décio Pignatari, ou até mesmo a poesia metalinguística, de Mário Quintana e Carlos Drummond de Andrade. Ao final, os alunos podem apresentar suas obras em um belo sarau.

Leitura de textos antigos

Nada melhor que saber da gênese da nossa língua para entender o caminho que ela percorreu até chegar ao modo como falamos hoje. Portanto, uma boa atividade é promover a leitura de textos antigos, buscando por palavras que já não se usam tanto e entender o que elas querem dizer em cada contexto.

Uma dica é explorar as páginas de jornais e revistas disponíveis na Biblioteca Nacional. Você pode pesquisar por edições do seu estado e, além de ver como a língua era usada, pode debater o contexto histórico. Que tal?

Escrita colaborativa

Cada um de nós tem uma forma de se expressar que varia de acordo com nossa idade, lugar onde nascemos, entre outros fatores. Podemos explorar alguns desses aspectos propondo uma oficina de escrita colaborativa. 

Os alunos podem escrever uma história juntos, onde cada um completa um a partir de onde o outro terminou. Determine um tempo para que cada um escreva o que quiser para desenrolar a história. Ao final, leiam juntos e vejam como cada um colaborou da sua forma.